A freguesia de São Simão de Azeitão é uma das duas freguesias que constituem a área de Azeitão, a nivel territorial a nossa freguesia é constituida maioritáriamente por habitação unifamiliar, quintas, áreas pertencentes à reserva agricola nacional e à reserva ecológica nacional, exemplo disso temos o parque natural da arrábida que é uma das mais belas paisagens do país.
São Simão é constituida pelas aldeias de Vila Fresca de Azeitão, Brejos de Azeitão, Vendas de Azeitão, Pinheiros e os lugares rurais de Arneiros, Castanhos e Alcube.
A freguesia tem uma extensão de 21 KM2, tem 4.598 habitantes dos quais 3.930 estão recenciados.
Os nossos lugares, as nossas iguarias...
-Quinta da Bacalhoa
-Vinho
-Queijo de Azeitão
-Igreja de Vila fresca de Azeitão
-Junta de freguesia de São Simão
-Tortas de Azeitão
-Praias de Galapos e Galapinhos
-Fontanário em Vila Fresca
Quem somos?
Nós somos um grupo de pessoas oriundas de vários quadrantes da população da freguesia de São Simão, unimo-nos com o objectivo de trabalhar por São Simão para o bem-estar da população e gerações futuras.
Contudo, pretendemos o auxilio de todos os habitantes e visitantes na procura de soluções para os problemas que dificultam a vivência de todos na nossa terra.
Vamos ajudar a viver melhor Azeitão!
JUNTOS CONSEGUIMOS!
Lista de candidatos por São Simão de Azeitão
A nossa equipe
Objectivos
- Requalificação Urbana
- Saúde
- Higiene
- Infraestruturas
- Educação
- Lazer
- Associativismo
- Comunicação
- Segurança
-Ambiente
-Cultura
-Desporto
-Correio
-Transportes públicos
Entrevista ao "Jornal de Azeitão", aos candidatos a São Simão
Maria de Jesus ao "Jornal de Azeitão":
"Não tenho que me manifestar acerca do que foi feito, mas a minha apreciação não é muito favorável, tendo em conta que houve muita coisa que não foi feita."
"O paraíso de que o Sr. Carpelho está a falar não é o mesmo que eu vejo."
" As infraestruturas são essenciais à qualidade de vida das pessoas, isto é importantissimo."
"É necessário estabelecer parcerias com os lares de terceira idade, pois nestes há falta de equipamentos. A nivel de saúde temos bons profissionais no posto de saúde mas temos falta de equipamentos."
"Precisamos de uma ambulância que sirva a zona de Azeitão."
"Penso que a união faz a força e a população tem muita força. Juntos conseguimos grandes coisas."
"Quem ganhar tem que governar a Junta, perante o cenário que na altura for melhor para os eleitores."
Texto de campanha
"Olá.
Eu sou a Maria de Jesus Neves, moro em São Simão, e candidato-me à junta de freguesia de São Simão pelo PSD.
Durante este mandato que agora termina fiz parte da assembleia de freguesia, honrando os compromissos que assumi anteriormente, que com a minha participação tornaram a freguesia um pouco melhor.
A nossa candidatura aposta na mudança para São Simão, "NÓS SOMOS ESSA MUDANÇA". Para tal temos objectivos muito concretos, e muitos motivos para que votem em nós.
Do nosso programa constam as seguintes apostas:
-Infraestruturas
-Higiene
-Saúde
-Educação
-Requalificação urbana
-Lazer e desporto
-Associativismo
-Segurança
-Cidadania
Temos um grupo de gente jovem com muita vontade de arregaçar as mangas e trabalhar, só precisamos de si para podermos avançar!"
Contamos consigo dia 11 de outubro.
Até lá!
Um abraço.
Maria de Jesus Neves
A nossa brochura de informação à população



25 de Setembro encerramento da campanha para as eleições legislativas com a Doutora Manuela Ferreira Leite, Francisco Pinto Balsemão e o Euro deputado Paulo Rangel, que decorreu na sala tejo do pavilhão atlântico.
Nós estivemos lá a dar o nosso apoio!
União por São Simão de Azeitão!
Juntos conseguiremos um novo futuro!
Esta zona precisa seriamente e urgentemente duma visão urbanística diferente. Esta visão não deverá ficar-se por uma mera noção teórica ou pior, utópica.
ResponderEliminarNada disso! Há pelo contrário, que ser pragmático a quem compete estas responsabilidades.
Azeitão é neste momento uma área residencial privilegiada em termos de localização geográfica, mas penalizada pelo facto de que o PINHAL natural e original está a desaparecer. Primeiro começou com a transformação da área em terreno dedicado a agricultura ou horticultura de pequeno porte, nos últimos anos tem sido a construção de habitação. Se o crescimento populacional implica construção de zonas habitacionais, os espaços verdes deveriam acompanhar proporcionalmente este facto! Parques com metros quadrados substanciais onde não só plantas compatíveis com a flora e micro-clima local, infra-estruturas pertinentes a um espaço verde com qualidade, que poderá incluir condições por ex. para a prática de desportos/natureza mas também a preservação das árvores de grande porte que marcam esta zona que é Azeitão.
Outro factor que tem de ser levado em consideração é o facto da manutenção dos jardins e quintas implicar podas e outro género de tarefas que resulta em "lixos" ou resíduos que deveriam ser colocados em mega-contentores que naturalmente deveriam estar espalhados pelo território assim como os pontos de reciclagem estão ou deveriam estar.
São apenas duas situações verificadas pelos olhos dum cidadão que habita a zona e lamenta que tudo funcione muito lentamente, quando funciona.
A Maria de Jesus Rosinha Neves vai marcar a diferença!!!!
ResponderEliminarFinalmente alguém vai efectivamente cumprir o que promete!!!!
Chega de buracos nas estradas e nos passeios, de esgotos a céu aberto!!!!!!!!! Queremos mais ecopontos e locais para colocarmos os "monos" sem que estes poluam o meio ambiente!!!
Queremos mais iluminação nas ruas, barras sonoras antes das passadeiras, principalmente ao pé de escolas...
Queremos a colocação de mapas em painéis (já aconteceu bombeiros perderem-se ao acorrerem a pedidos de socorro e a vítima acabar por falecer por falta de assistência)!!!!!!!!
Fazer acompanhamento a idosos e crianças (nas escolas e infantários) em campanhas de sensibilização (PSP, GNR, referentes a burlas e assaltos,sismos, incêndios ou outras catástrofes, noções de 1ºs socorros...)
Promover cursos de 1ºs socorros para toda a população (todos nós podemos e devemos salvar vidas)...
Fazer um parque com áreas de diversão, porque não ser a própria população a plantar a sua árvorezinha ou as suas flores ou plantas? Cada qual ficaria identificada com o nome de quem a plantou...Que felicidade será ver crescer a árvorezinha minúscula que plantámos e vê-la tornar-se grande e frondosa!!!!!!!!!
Vamos tornar esta freguesia uma freguesia mais bonita, viva e aprazível!!!!!!!!!
agradeço os comentarios enviados pois é com eles que aprendemos e evoluimos, muito obrigado.
ResponderEliminarquanto ao facto de vivênciarmos esta candidatura de forma útopica não é essa a nossa intenção, pois estamos a vivé la com entusiasmo e realidade, vivendo nela diariamente, com situações boas e menos boas e com conhecimento de causa.
Carissima Ju.
ResponderEliminarPara si e toda a sua equipa a maior força. Setúbal vai mesmo mudar e os Azeitonenses têm aqui uma palavra a dizer.
Um abraço amigo do
Jorge
Concordo plenamente com o comentário formulado a 1Set 07:08 e gostaria de acrescentar que a Junta poderia prever para sua própria utilização, dum espaço reservado à compostagem, onde a a exemplo de várias cidades na Europa (ex Londres, conhecida pelos seus jardins), seriam colocados os resíduos de que fala este munícipe, devidamente tratados (ramos triturados, camads secas/húmidas) a serem utilizados para a fertilização dos canteiros e jardins espalhados pela area de S.Simão e de que necessitamos.
ResponderEliminarTemos fé que esta Lista venha a VENCER e concretize muitos projectos em benefício dos munícipes; que tenha consciência e verifique as necessidades se necessário "in loco". Que não mande alcatroar ruas que já estavam alcatroadas e em boas condições... Mas, o mande fazer onde efectivamente é necessário, como um pequeno troço no fim da R.da Padaria ou a ligação da N10 com o "Carmona".
E por favor, penalizem seriamente quem despeja resíduos e lixos nos caminhos de S.Simão.
FORÇA! Não sou azeitonense de nascença mas, sou-o de vivência pelo que contem comigo para o que for necessário!
A todos um muito obrigada em nome de toda a equipa, pelo apoio demonstrado!
ResponderEliminarAdorei a entrevista a apresentação do bloge e muito mais posso dizer pois sei como e difícil lidar com uma candidatura no qual o concelho tornou se muito repetitivo pois sempre com a esperança de haver uma mudança,pois agora é que finalmente vai haver a mudança FORÇA PSD.
ResponderEliminarQuanto aos comentários referidos acima se aprendessem não cometeriam sempre os mesmos erros é fácil falar o difícil é fazer dai o PSD ter e vantagem.
Mais quanto o Carmona atacam no constantemente por é uma empresa que respeita as normas das CEE não se lembram dos limpa fossas que são os tractores que andam com um tanque a despejar os resíduos sólidos e líquidos na ribeira a Coca-Cola que também faz descargas a Empresa do papel em Setúbal em que os cheiros chegam a São Simão desses ninguém fala VIVA AO PSD
FORÇA MARIA DE JESUS estamos contigo
DEPOIS DE GANHAR AS ELEIÇÕES, PENSA ALCATROAR AS RUAS DA ZONA DA JARDIA, TEM ESTADO MUITO ABANDONADA POR ESTA GESTÃO CDU.
ResponderEliminarnestas eleições vou votar PSD, faz falta uma equipa diferente nesta freguesia, a CDU governou durante 3 mandatos e os brejos tornou-se o caos.
ResponderEliminarPara a Junta de Freguesia, pensava votar na vossa lista, mas com tantos erros de português no blogue, vou ter de repensar a minha intenção... "Quem não sabe arte, não na estima", já avisava Camões...
ResponderEliminarA perfeição não existe.E Provavel que exista algum erro,mas estamos ca para corrigir esses erros e outros mais.Agradecemos a chamada de atenção. Em nome da candidatura.Obrigada.
ResponderEliminarComo disse a Maria Neves, a perfeição não existe.
ResponderEliminarQual a importância de um erro numa palavra...num acento...?
O importante é todo um ideal, a sua essência...o conteúdo.
Uma total dedicação e uma enorme vontade de melhorar e mudar o que outros não conseguiram.
"Quem não sabe arte, não na estima"...? Aqui está um grave erro de Português.
Gostava de saber quem escreveu tal barbaridade!
Quem não sabe arte não a estima (assim é que se escreve)
Pode consultar aqui: http://www.citador.pt/proverbios.php?proverbio=Quem_nao_sabe_arte_nao_a_estima&op=9&id=3973
O que o Senhor António diz é verdade (se fosse só um erro numa palavra, num acento...),
ResponderEliminarcontudo, veja bem o texto que acompanha a apresentação de "slides" (aliás interessante e significativa do que se passa nos Brejos). Devo referir também que não há erro nenhum no verso de Camões (que, aliás, está entre aspas, não só por ser citação, mas por ter linguagem clássica...)e que o Citador apresenta a versão actualizada da linguagem de Camões... e mais não digo. A intenção com que colaborei foi compreendida pela senhora Maria Neves (uma chamada de atenção para o que é publicado na net, já que é público e há quem se informe também no vosso blogue). Até domingo, tenho tempo de decidir sobre o meu voto que, é provável, vá mesmo para esta candidatura! Boa sorte, sempre!
Muito obrigada a todos por este debate tão serio, muito significativo e importante para todos nos.CAMÕES tem uma forma de escrever muito rica e expressiva.Grande exemplo para todos nos,incentivando-nos a proteger a nossa querida lingua PORTUGUESA.MUITO OBRIGADA.
ResponderEliminarMARIA DE JESUS HENRIQUES.
Aqui para a Ana Neves, quanto ao Carmona, não fale do que não sabe, de certeza que não mora perto da empresa ou se mora faz como a maior parte dos moradores, ignora a situação.
ResponderEliminar